domingo, 26 de março de 2017

Sebastian Vettel vence na Austrália

Alemão abre temporada com vitória e Ferrari volta a vencer depois de quase dois anos

Sem vencer desde Cingapura, em 2015, o tedesco Sebastian Vettel e a Ferrari voltaram ao topo do pódio, mostrando um início de campeonato mais equilibrado que as temporadas anteriores, quando a Mercedes dominou com sobras. Os carros prateados ficaram com as posições a seguir, com Lewis Hamilton segurando o novo colega de equipe, o finlandês Valtteri Bottas, a frente do compatriota Kimi Raikkonen, fechando os quatro melhores.

A Red Bull, mesmo com alguns problemas na pré-temporada e com o abandono de Daniel Ricciardo, começou o certame como a 3ª força, levando o holandês Max Verstappen na 5ª colocação. Felipe Massa começou bem o ano, cruzando a linha de chegada em 6º lugar, voltando para a categoria antes mesmo de se aposentar, enquanto o estreante canadense, Lance Stroll, não completou a prova.

As duplas de Force India e Toro Rosso também começaram a temporada pontuando. O mexicano Sergio Perez ficou com o 7º posto, enquanto o novo colega de time, o francês Esteban Ocon, superou o espanhol Fernando Alonso faltando cinco voltas, para chegar na 10ª posição, somando assim o primeiro ponto na Fórmula 1. Os rubro taurinos ficaram entre os nove melhores, com o ibérico Carlos Sainz Junior em 8º, um lugar a frente do russo Daniil Kvyat.

A McLaren, mesmo com toda a crise com a Honda nos testes que antecederam a disputa, em Barcelona, devido a diversos problemas ocasionados pelo propulsor japonês, chegou perto dos pontos. O asturiano Fernando Alonso perdeu a 10ª posição faltando cinco voltas, desistindo no giro seguinte, terminando em 14º, logo atrás do novo colega, o belga Stoffel Vandoorne. O time liderado agora pelo ianque Zak Brown, substituto de Ron Dennis, terá mais uma temporada dura pela frente. Os nipônicos prometeram até Mônaco uma nova unidade, corrigindo as falhas de durabilidade e prometendo uma melhor performance para a escuderia inglesa.

Resultados:
Pole: Lewis Hamilton, Mercedes
Melhor Volta: Sebastian Vettel, Ferrari

Corrida:
1º) Sebastian Vettel, Ferrari
2º) Lewis Hamilton, Mercedes
3º) Valtteri Bottas, Mercedes
4º) Kimi Raikkonen, Ferrari
5º) Max Verstappen, Red Bull TAG Heuer
6º) Felipe Massa, Williams Mercedes
7º) Sergio Perez, Force India Mercedes
8º) Carlos Sainz Junior, Toro Rosso Renault
9º) Daniil Kvyat, Toro Rosso Renault
10º) Esteban Ocon, Force India Mercedes

Classificação

Mundial de Pilotos
1º) Sebastian Vettel, 25 pontos
2º) Lewis Hamilton, 18 pontos
3º) Valtteri Bottas, 15 pontos
4º) Kimi Raikkonen, 12 pontos
5º) Max Verstappen, 10 pontos
6º) Felipe Massa, 8 pontos
7º) Sergio Perez, 6 pontos
8º) Carlos Sainz Junior, 4 pontos
9º) Daniil Kvyat, 2 pontos
10º) Esteban Ocon, 1 ponto

Mundial de Construtores
1º) Ferrari, 37 pontos
2º) Mercedes, 33 pontos
3º) Red Bull TAG Heuer, 10 pontos
4º) Williams Mercedes, 8 pontos
5º) Force India Mercedes, 7 pontos
6º) Toro Rosso Renault, 6 pontos